domingo, 1 de março de 2009

JUNTA DE BUEN GOBIERNO - EZLN

JUNTA DE BUEN GOBIERNO
CORAZÓN CÉNTRICO DE LOS ZAPATISTAS DELANTE DEL MUNDO

SNAIL TZOBOMBAIL YU’UN LEKIL J’AMTELETIK
TA OLOL YO’ON ZAPATISTA STUK’IL SAT YELOB SJUNUL BALUMIL

A 26 de febrero del año 2009

A opinião pública
A imprensa nacional e internacional
A sociedade civil nacional e internacional
Aos órgãoes dos Direitos Humanos

A Junta do Bom Governo, coração centro dos Zapatistas diante do mundo, Chiapas, México, denuncia para a opinião pública os seguintes acontecimentos:

Em primeiro lugar, a partir do dia 21 fevereiro deste ano, houve uma patrulha de helicóptero militar em várias comunidades do município de San Andrés de los Pobres Sakama Ch'en, principalmente na região central do caracol Oventik e outras nas proximidades dos municípios e que não é primeira vez, mas desde o início deste ano, houve sobrevoos de aviões e helicópteros militares na nossa região Altos, mas nos últimos tempos, tem aumentado sobrevoos de helicópteros e aeronaves e mobilizações militares terrestres.

Em segundo lugar, em 24 de fevereiro, um grupo de elementos do exército federal chegou com dois caminhões e uma van ao município de Santiago Pinar, sob o pretexto de fazer uma operação de busca de maconha.

Na tarde do mesmo dia, acerca de duas ou três horas da tarde, um caminhão do exército federal se dirigiu para a comunidade de Talomwits e entrou para a comunidade de Tsajalo, onde a maioria é PRI, onde acamparam uma noite. Os elementos do exército federal não estavam sozinhos e foram guiados por alguns membros do PRI do mesmo município de San Andrés, que estavam também estavam uniformizados como soldados.

Terceiro: Em 25 fevereiro, os soldados, ao invés de ir para onde há supostamente maconha, foram para a comunidade de Tivo, perto da casa dos companheiros das bases de apoio do EZLN, onde claramente não existem plantações de maconha, e só existem casas e plantações dos companheiros que não estão envolvidos no cultivo de drogas.


Na tarde desse mesmo dia os soldados retiraram e foram para o município oficial de Santiago del Pinar, que até agora permanecem nessa comunidade.

Perante todos estes fatos, a Junta de Bom Governo denuncia veementemente essas ações sendo feitas pelo mau governo federal através do seu exército federal e as pessoas associadas com o Partido Revolucionário Institucional (PRI), porque o que está fazendo o governo é uma provocação e uma desculpa para colocar os seus soldados nas nossas comunidades.

Todo mundo sabe que, nos municípios autônomos e em todo o território zapatista são proibidas plantio, o tráfico e o consumo de drogas e outras atividades ilícitas e são regras que devem ser cumpridas em território zapatista. Mas para as pessoas que pertencem a partidos políticos pouco valem estes regulamentos e se dedicam a realizar atividades ilícitas, apoiada pelo mau governo, a polícia e do exército federal.

Até agora nenhuma droga foi encontrada nas bases de apoio zapatistas, porque todas as que foram encontrados são de pessoas de diferentes partidos políticos e paramilitares, e são eles que guiam a operação, então é claro que é um plano que tem o mal governo para fazermos a guerra.

Por isso que quando os soldados cada vez que chegam para buscar maconha, só arrancam as maiores plantações e os pequenos os deixam para que cresçam e assim tenham pretextos para voltar a fazer outra operação.

Então, essas operações são feitas para dois objetivos:


Primeiro: Ir até a colheita da maconha e deixar os mais pequenos para colher mais tarde, porque cada vez que aparecem, não dizem nada e eles sabem exatamente quem são os proprietários das terras onde a plantação de maconha e deixam livres essas pessoas envolvidas nessas atividades ilícitas.

Segundo: É para entrar nas comunidades zapatistas, para aprender, estudar, acompanhar, hostilizar e provocar nossas comunidades em resistência.

São guiados por paramilitares para conhecer, entrar, atacar ou deter aos companheiros quando queiram. E os federais andam dizendo que não vão deter os donos até que os encontrem em suas colheitas e que levam a instrução de só destruir.

POR EL MOMENTO ES TODO NUESTRA PALABRA Y SEGUIREMOS DENUNCIANDO CUALQUIER ACONTECIMIENTO QUE AFECTEN A NUESTRAS COMUNIDADES Y MUNICIPIOS AUTÓNOMOS.

A T E N T A M E N T E

LA JUNTA DE BUEN GOBIERNO
CORAZÓN CÉNTRICO DE LOS ZAPATISTAS DELANTE DEL MUNDO
ZONA ALTOS DE CHIAPAS

VERÓNICA HERNANDEZ HDEZ. GUADALUPE DÍAZ DÍAZ

EDGAR BARRERA ORTIZ SIMÓN SÁNTIZ GÓMEZ

Nenhum comentário:

o que o ? O Grito pretende ?

São Paulo, Brazil