Aumento das tarifas no ABC, São Paulo
As cidades Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá terão as tarifas de ônibus municipais reajustadas a partir desta terça-feira, dia 17. De R$2,10 passarão a R$ 2,30. São Caetano e Ribeirão Pires, outras cidades do ABC, não confirmaram o aumento.
O percentual desse aumento, 9,52%, é muito superior a inflação de 3,14%, registrada pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde o último reajuste, em abril do ano passado. Isto é, o aumento será 300% maior que a inflação do período. Os empresários do transporte, no entanto, não estão satisfeitos: "Trabalhamos no limite de custos. Esse valor de tarifa já está defasado", diz o presidente da AETC-ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC), Baltazar de Souza. O aumento só foi divulgado três dias antes e pegará muitos/as usuários/as de surpresa.
As novas tarifas são repudiadas pelo Movimento Passe Livre - ABC, o qual se organiza para resistir. Já nessa segunda-feira será movida uma ação popular contra as novas passagens e haverá, também, uma reunião para planejar as futuras mobilizações. A reunião será segunda-feira, dia 16 de Abril, às 18h30, na Concha Acústica na praça do Carmo, em Santo André. Em frente à Casa da palavra, próximo a Oliveira Lima e à estação de trem e tróleibus.
http://www.midiaindependente.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário